O
professor ao adentrar na sala de aula, deve saber o conteúdo, a maneira de
abordar o assunto, os recursos
didáticos a serem usados, ter uma aula
preparada , ou seja um plano de aula. Segundo o Professor Marco Aurélio, em
matéria publicada na Revista Brasil Escola
“Um plano de aula é um instrumento de trabalho do professor, nele o
docente especifica o que será realizado dentro da sala, buscando com isso
aprimorar a sua prática pedagógica bem como melhorar o aprendizado dos alunos.”E
continua: “É importante lembrar ao professor que a elaboração de um plano de
aula não o isenta de preparar as aulas a serem ministradas, pelo contrário, ele
deve sempre preparar uma boa aula, apresentando um esquema e uma seqüência lógica
dos temas trabalhados. Um plano de aula tem como principal objetivo fazer a
distribuição do conteúdo programático que será trabalhado durante o ano, o
semestre, o trimestre, etc. e nele ainda deverá constar o número de aula e o
tempo necessário para cada assunto abordado dentro da disciplina.” O
Planejamento escolar é uma das condicionantes para o sucesso escolar e uma
reflexão sobre o processo de ensino aprendizagem. De acordo com Gandin,
"planejar não é fazer alguma coisa antes de agir, planejar é agir de um
determinado modo para um determinado fim". A Secretaria de Educação , o
núcleo pedagógico e corpo docente devem realizar o seu Planejamento,
principalmente quando se trata de órgão público, pois está vinculado aos
Princípios da Administração Pública, coroados na Constituição Federal. O Planejamento Escolar está intimamente
ligado ao Princípio da Eficiência, para Idalberto Chiavenato (“Introduçãoà
Teoria Geral da Administração”, 4ª ed., São Paulo, McGraw Hill, 1993, p.238): “A
eficiência não se preocupa com os fins, mas simplesmente com os meios. O
alcance dos objetivos visados não entra na esfera de competência da eficiência;
é um assunto ligado à eficácia.” Acrescenta: “Contudo, nem sempre a eficácia e a
eficiência andam de mãos dadas. Uma empresa pode ser eficiente em suas
operações e pode não ser eficaz, ou vice-versa. Pode ser ineficiente em suas
operações e, apesar disso, ser eficaz, muito embora a eficácia fosse bem melhor
quando acompanhada da eficiência.” Ou seja, a eficiência refere-se aos meios,
enquanto a eficácia está relacionada com os resultados. Na Administração
Pública em homenagem ao Princípio da Legalidade deverá perseguir a eficiência, dando todas as condições aos seus agentes públicos e sendo
professores, cobrar os planos de aula, trata-se de um dever da Administração e
de seus agentes públicos, contribuir para uma Administração Eficiente. O Plano de aula deve estar a disposição da
Secretaria da Educação, na escola, para, através de suas orientadoras
pedagógicas ajudarem no aprimoramento e acompanhamento.
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