quinta-feira, 2 de junho de 2011

O Islam em Criciuma


(atualizada em 04/03/2015)

Os muçulmanos em Criciúma inicialmente se organizaram através da Sociedade Beneficente Muçulmana de Criciúma (SBMC), fundada em 06 de Outubro de 1983, atual mantenedora da Mesquita Palestina, que foi inaugurada no dia 16 de junho de 2000.
A mesquita Palestina é um dos lugares mais visitados de Criciúma, seja pela sua arquitetura ou pela religião islâmica, faz parte do circuito cultural de Criciúma.
Na década de 80 a SBMC contava com muitos de membros, pois congregou muçulmanos e não muçulmanos de origem árabe, chegando a participar da Festa das Etnias onde a comida árabe e sua cultura passou a fazer parte da região de Criciúma. Durante este período a SBMC começou a arrecadar dinheiro para a construção de uma Mesquita.
Com a constituição de 1988, entidades religiosas não poderiam mais receber subvenções do governo[1] (municipal, estadual e federal), a SBMC recebia a subvenção como entidade de cultura árabe, então, anos mais tarde, foi criada a Associação Cultural de Etnia Árabe de Criciúma, com finalidade de difundir a cultura árabe, podendo assim, receber subvenções do Governo Federal, Estadual e Municipal, para projetos de difusão de cultura e a SBMC passou a ser manter com doações e aluguel de um terreno para manutenção da Mesquita Palestina.
A Associação de Cultura árabe hoje é formada por descendentes de árabes mulçumanos e não-muçulmanos e de descendentes de outros grupos étnicos.
A SBMC contava com poucos muçulmanos, cerca de trinta membros, hoje são cerca de 500 (quinhentos) devido a vinda dos ganeses para a cidade, tem um lider religioso, o Sheik Adir e uma direção empenhada.
O islam, que significa submissão voluntária à vontade de Deus, é considerada a maior religião do mundo, o próprio vaticano anunciou em 2008. O monsenhor Vittorio Formenti[2], diz que o islamismo ultrapassou o catolicismo entretanto, somando os católicos a outros grupos, os cristãos ultrapassam os muçulmanos. O Islam conta hoje conta com um pouco mais que 1,3 bilhões de muçulmanos no mundo.
Os muçulmanos no Brasil possuem uma convivência pacífica com o mundo cristão, o que torna difícil para muitos muçulmanos é a generalização de atos isolados abordados pela imprensa sensacionalista. Numa sociedade pouco esclarecida sobre o Islam e os muçulmanos a Mídia se transforma num “deus”, o que pode ser um instrumento de manipulação de massas.
No Brasil o islam chegou principalmente com os escravos hausas, fulanis, yorubás e malês, inclusive houve revoltas dos males muçulmanos que se opuseram contra a escravidão. Mas muito antes, Cabral trouxe para o Brasil em sua nau Chuhabiddin Bin Májid e o navegador Mussa Bin Sáte. O Brasil conta hoje com mais de um milhão de muçulmanos[3].
O Estado de Santa Catarina tem cerca de quatro mil muçulmanos e está organizada em três cidades: Florianópolis, Lages e Criciúma.
Na Capital encontramos a maior comunidade de muçulmanos que desde 2002 se reúnem em uma Sala de Orações. Em Lages temos a primeira mesquita de Santa Catarina, inaugurada em 1986, e em Criciúma, a Mesquita Palestina, inaugurada em 2000, ou seja no estado de Santa Catarina temos duas mesquitas construídas, mas encontramos muçulmanos em outros municípios do estado.
Os muçulmanos de Criciúma freqüentam a Mesquita Palestina, para participar de orações, se reunirem para estudar o Islam e para realizarem as sua festas religiosas, com o Eide, que ocorre depois do Jejum no Mês de Ramadan.
As mulheres participam ativamente na Mesquita Palestina durante as reuniões, debatendo assuntos do cotidiano e da religião muçulmana - Contamos com cerca de 17 brasileiros revertidos[4].
A comunidade criciumense tem acolhido bem os muçulmanos, recebemos constantemente visitas em nossa mesquita para conhecer religião e os muçulmanos.
As orações dos muçulmanos são 05 por dia, mas a congregação ocorre nas sextas-feiras por volta do meio dia. Neste dia um dos muçulmanos, designado para ser o imam, faz o sermão e em seguida, todos rezam de forma disciplinada como manda o Islam.
O Jejum no mês de Ramadan, que ,se Deus quiser, ocorrerá no mês de junho de 2015, onde cada muçulmano e muçulmana vai se abster de alimentar e beber durante o dia.
Esperamos ter contribuído com um pouco de conhecimento e estamos abertos para o diálogo, para a informação e para contribuir com uma sociedade mais humana e em paz consigo, que a paz esteja convosco!

JAILTON FERNANDES CAETANO
SBMC

Links recomendados:
Blog a Caminho de Meca
Wamy
Islambr


[1] Art. 19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;
[2] http://blogs.diariodonordeste.com.br/egidio/maior-religiao-do-mundo-e-o-isla/
[3] http://www.islam.org.br/centro_islamicos_no_brasil.htm
[4] Os muçulmanos acreditam que os seres humanos nascem muçulmanos (submissos a Deus), mas a sociedade o torna Cristão ou Judeu- Quando ele reencontra o Islam diz-se que se reverteu.

2 comentários:

  1. Parem de matar os cristãos seus assassinos que seita e essa que prega a morte o alcorão nunca vai vencer a biblia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Significado de Seita no Dicionário Online de Português. constitui crença de grupo dissidente, o Catolicismo se considera a Religião e as demais seitas, que ao longo dos séculos foram se formando;
      2) Pergunte a qualquer professor de história: Adolf Hitler foi criado por seu pai, que era católico, e por sua mãe, que também era cristã devota (http://pt.wikipedia.org/wiki/Vis%C3%A3o_religiosa_de_Adolf_Hitler ), e o número de mortos na segunda guerra mundial superou os cinqüenta milhões, os lideres eram cristãos! Na Iugoslávia foram mortos cerca de 200 mil muçulmanos e cerca de 3 milhões tiveram que abandonar suas casas por causa da persequição de Milosevith, Filho de um teólogo cristão de origem montenegrina, a própria população não aguentou os massacres e realizou vários protestos. “No dia 27 de novembro de 1095, o papa Urbano II fez um comício ao ar livre nas cercanias da cidade de Clermont, na França. Na audiência, além de muitos bispos, havia nobres e cavaleiros. Depois desse sermão, o mundo nunca mais seria o mesmo[...]No discurso, o papa tentou convencer os espectadores a embarcar numa missão que parecia impossível: cruzar 3 mil quilômetros até a cidade santa de Jerusalém e expulsar os muçulmanos, que dominavam o lugar desde 638.”( http://super.abril.com.br/religiao/2-lados-cruzadas-445664.shtml ). Na época, Jerusalém pertencia a Roma, quando Constantino se converteu, a igreja passou por transformações, o que mais tarde veio a dar centenas de dissidências, foi nesta época, que os muçulmanos tomaram Jerusalém e a história demonstra que desde 680 até 1945, houve convivência pacífica. Mas, no Século XIX, começou um movimento (Sionismo) de fora de Jerusalém para fundar o Estado de Israel, e o que aconteceu depois da segunda guerra mundial, com apoio dos Estados Unidos, Inglaterra e França (líderes Cristãos), foi fundado o Estado de Israel, mas para isto foram expulsos milhares de palestinos muçulmanos (maioria) e cristãos de suas casas, causando um conflito que até hoje perdura.
      3) Não existe uma hierarquia entre Bíblia e Alcorão são livros que representam religiões e destas seitas.
      4) Não acredito que você pense como os líderes acima, eu sou muçulmano e sou pacificista e convivo com uma maioria cristã, também pacificista, inclusive participei de cultos a pedido de líderes religiosos. No mundo há milhares- independente da religião - que tem em seus corações raiva, angústia, vingança, um terreno perigoso para a divisão do mundo. Um mente aberta e pacífica tem realizado verdadeiros milagres...

      Excluir