Como é importante trabalhar
motivado, mas os que nos motiva? O que nos faz sair de manhã bem cedo para ir
trabalhar? Quais os fatores motivacionais e sua influência no comportamento dos
trabalhadores? Abraham Maslow em
1943, desenvolveu uma teoria onde dividiu
as necessidades do nível mais baixo ao nível mais alto, de acordo com a satisfação
dos seres humanos. O estímulo que leva o
ser humano a desejar algo é interno, busca algo que lhe dá prazer , que
recompensa, que agrada, que lhe dá reconhecimento, crescimento, progresso,
elogios. Entretanto cada indivíduo reage diferente as estes fatores conforme a
situação. Um fator há ser observado e também
importante é o fator cultural, porque países orientais, principalmente os islâmicos, tem valores
diferenciados na pirâmide das necessidades de Maslow. Um trabalhador trabalha, porque sabe que vai ser recompensado com o pagamento de seus
serviços, mas também pode ser sentir recompensado pelo plano de saúde,
alimentação, transporte....A teoria de Victor
H. Vroom “se restringe exclusivamente à
motivação para produzir.” Ou seja, se há
recompensa eu trabalho, trata-se da relação entre expectativa e recompensa. Cada teórico encontra um algo que motiva o ser
humano, para Lawler, o dinheiro pode motivar o desempenho, o companheirismo e a
dedicação. Necessidades como as fisiológicas, de segurança, as sociais, as de estima e as de auto-realização são
realizadas através do dinheiro que os trabalhadores ganham, e quanto mais
ganham mais necessidades são satisfeitas, entretanto a premissa pode ser falsa
, pois não há como afirmar se o dinheiro motiva ou não, já que a motivação é
subjetiva. Um desafio surge para os Recursos Humanos, pois cada vez deverão
adotar métodos e filosofias voltadas para seu principal colaborador, o trabalhador, investindo
no permanente estado de contentamento e num RH
estratégico e não somente operacional.
Referências:
BOLDITCH, James L.ELEMENTOS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.
São Paulo. Thompson Pioneira, 2004.
HUNT,James G; OSBORN , Richard
N. FUNDAMENTOS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
. Porto Alegre: 2 ed. Artmed Editora, 1998
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