segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O Acerto de Disputas


Enquanto incumbe aos próprios contendores o acerto de suas diferenças de maneira fraterna, a comunidade muçulmana também tem uma responsabilidade neste sentido. Como a sociedade muçulmana se baseia sobre o cuidado e a cooperação mútuos, ela não pode permanecer passivamente a observar membros seus que discutem ou discordam entre si, permitindo que o conflito se agigante.
É da responsabilidade daqueles que estão investidos de autoridade e que granjeiam respeito da comunidade, se oferecerem para conciliar as coisas, com absoluta imparcialidade e sem se permitirem envolvimento emocional com um ou outro lado. Diz Deus, Altíssimo:
"Sabei que os Crentes são irmãos; reconciliai, pois, entre os vossos irmãos e temei a Deus para que sejais compadecidos," (49.", 10), o Profeta (a paz esteja com ele), explicando o mérito de tal mediação e o perigo de conflito e hostilidade, disse:
"Ouereis que vos informe de algo ainda melhor em grau que o jejum, a caridade e a oração? Diante da resposta: Certamente, ele disse: É o consertar as coisas desacertadas entre as pessoas, pois incitar as pessoas à disputa é como navalha. E não quero dizer que ela raspa os pelos mas que ela corta a religião." (Relatado por At-Tirmidhi e outros). Por Yoyssef AL KARADAHAWI

Nenhum comentário:

Postar um comentário