quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Suspeita


O Islam visa consolidar sua sociedade sobre uma consciência pura e a confiança mútua, e não sobre dúvidas, suspeitas, acusações e desconfianças. Daí este versículo mencionar a quarta proibição por meio da qual o que e sagrado para as pessoas é resguardado:
"O crentes, evitai tanto quanto possível a suspeita, porque algumas suspeitas implicam pecado." (49.", 12).
O tipo de suspeita que é pecaminosa é a que atribui más intenções e ela não é permissível ao muçulmano faze-lo, ou seja, atribuir más intenções a um seu irmão muçulmano, sem justificação e provas claras. Porque a presunção primária quanto às pessoas é de que ela são inocentes, não devendo se permitir que uma mera suspeita resultasse em uma acusação a uma pessoa inocente. Com referência a isso, o Profeta (a paz esteja com ele) disse: Evitem a suspeita, pois expressar suspeita é a forma mais mentirosa de falar." (Al-Bukari)
A fraqueza humana é tal que ninguém está livre de suspeitas e de maus pensamentos especialmente em relação àqueles com quem as relações não sejam muito boas. Entretanto, não se deve deixar levar por tais pensamentos nem passar deles para a ação, como diz a Tradição:
"Se você tem uma suspeita, não a persiga." (At-Tabarini).
AL-KARADAHAWI, Youssef. O lícito e o ilícito no Islam. São Paulo: CDIAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário