segunda-feira, 13 de maio de 2013

Modelo de um Processo Administrativo Disciplinar -PAD




MODELO DE UM PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR (PAD)


(CAPA)
PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR PARA APURAR o(a) suposto(a).........  atribuído ao Sr(a) ...........................................................Matricula n. ..........
Data            Movimentação Processual (em alguns modelos fica no final)
...../...../......  Recebimento e apensamento da Sindicância Investigativa
...../....../...... Encaminhado: Citação ao denunciado e intimação às testemunhas
...../....../.......Juntada de Defesa e Vista aos Autos pelo denunciado até a pagina.....
...../....../.......Juntada de documentos e dado Vista aos autos de p.....
...../....../....... Relatório Final. Vista aos autos de fls...
...../....../....... Encerramento e encaminhamento ao Gabinete do Prefeito( ou Secretaria)
...../....../....... Recebimento no Gabinete do Prefeito (ou Secretaria)
...../....../....... Do Gabinete do Prefeito/Secretaria: Acompanho o Relatório da Comissão de PAD e aplique a pena de .......com fundamento no artigo....da lei...........  Encaminhe para a Secretaria de Lotação do Servidor Denunciado para providenciar Ato Administrativo.
  ...../...../.........  Recebimento: Secretaria X
...../...../.........  Encaminhado para o Gabinete:Como se trata de desligamento segue para providenciar Decreto de Demissão.
...../...../.......    Recebimento: Gabinete do Prefeito
...../...../.......  Encaminhamento: Decreto n.º ........, de ...... de .........de 2013. Assunto: Aplica a Penalidade de Demissão. O Prefeito Municipal de ......, no uso de sua competência, e tendo em vista o que consta no PAD N......, Resolve aplicar ao servidor(a) A.A.A, matrícula n.º.............., lotado na Secretaria, a pena de demissão, prevista no art. ..........., por ...................., infringência ao artigo ...., inciso........ e Art......, inciso V, do Estatuto do Servidor Publico Municipal  e o art. ...., inciso ..., do Regimento Interno.2. Publique-se.
....../......./...... Remessa para o Departamento de Recursos Humanos
....../......./.......Recursos Humanos: Recebimento
AUTUAÇÃO
Aos ....... dias do mês de ...... do ano de dois mil e ...... ,na Sede da Comissão Permanente Processante , designada pelo Decreto (ou Portaria) n.......... .........de............,do Excelentíssimo Senhor Prefeito (ou Secretario) AUTUO o(a) Decreto (ou Portaria) e demais documentos que seguem, pelo que eu,..................................., Secretário (a) da Comissão Processante, digito e assino o presente termo


Secretário (a) da Comissão Processante


...........................................................................................................................................
Pág. 02

DECRETO SG/N°......, de   .....de Setembro de 2013

Instaura Processo Administrativo Disciplinar

O PREFEITO MUNICIPAL DE CRICIUMA, no uso de suas atribuições legais e de acordo com o DECRETO SG/n°..........., de...... de ........ de 20...,

RESOLVE:

Art.1° - Instaura Processo Administrativo Disciplinar , a ser realizada pela Comissão Processual Disciplinar Permanente, composta pelos servidores designados pelos  Decretos  SG/°s 582/09 e 418/11, para apurar fatos relacionados ao Processo Administrativo  de Sindicância n°....... (ou Denuncia protocolada sob o numero...) , atribuído ao servidor público A.M.P, matricula XXXXXX, por  ............, incurso no inciso X, do art. 133 e  ausentar-se do ser serviço sem autorização , conduta proibida tipificada no inciso I, art. 134  todos  da Lei Complementar 12/99.

Art. 2º - A Comissão terá um prazo de até 60 (sessenta) dias para a conclusão dos trabalhos, contados da data da instalação, fincando assegurado o direito ao contraditório e ampla defesa.
Art. 3º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 4º - Revogam-se as disposições em contrário

Local e data

NNNNNNNNNNNNN
Prefeito Municipal
MMMMMMMMMMM
Secretario Geral.

...........................................................................................................................................          pag. 3
ATA

            Aos..................às.........., na sala ....., presentes os(as) Senhores(s) .................,
...................................................................... respectivamente , Presidente e demais componentes da Comissão Processante, designados pelo Decreto (ou Portaria) n............, deram início aos trabalhos relacionados com a apuração dos fatos  mencionados no Decreto n........... ( ou denuncia protocolada sob o numero...constando o nome do denunciado e suposto ilícito administrativo), decidindo-se, preliminarmente notificar o denunciante, testemunhas e  citar o noticiado para que apresente sua defesa no prazo de 10 (dez) dias (Se forem dois indiciados o prazo será de 20 dias para ambos). Para constar eu, ................................., na qualidade de Secretaria da Comissão, lavrei a presente Ata, que vai assinada por todos os presentes.

Presidente     Secretario    Membro
LC 12/99 de Criciúma:
Art. 169. Na fase do inquérito, a comissão promoverá a tomada de depoimentos, acareações, investigações e diligências cabíveis, objetivando a coleta de prova, recorrendo, quando necessários, a técnicos e peritos, de modo a permitir a completa elucidação dos fatos.(LC 12/99)
.....................................................................................................

CPP:
Artigo 405. Do ocorrido em audiência será lavrado termo em livro próprio, assinado pelo juiz e pelas partes, contendo breve resumo dos fatos relevantes nela ocorridos.(Redação dada pela Lei nº 11.719, de 2008).
Parágrafo 1º Sempre que possível, o registro dos depoimentos do investigado, indiciado, ofendido e testemunhas será feito pelos meios ou recursos de gravação magnética, estenotipia, digital ou técnica similar, inclusive audiovisual, destinada a obter maior fidelidade das informações.(Incluído pela Lei nº 11.719, de 2008). Parágrafo 2º No caso de registro por meio audiovisual, será encaminhado às partes cópia do registro original, sem necessidade de transcrição. (Incluído pela Lei nº 11.719, de 2008).
Art. 531.  Na audiência de instrução e julgamento, a ser realizada no prazo máximo de 30 (trinta) dias, proceder-se-á à tomada de declarações do ofendido, se possível, à inquirição das testemunhas arroladas pela acusação e pela defesa, nesta ordem, ressalvado o disposto no art. 222 deste Código, bem como aos esclarecimentos dos peritos, às acareações e ao reconhecimento de pessoas e coisas, interrogando-se, em seguida, o acusado e procedendo-se, finalmente, ao debate.” (NR) ( Lei 11719/2008)
...........................................................................................................................................pag.04
MANDADO DE NOTIFICAÇÃO
Sr(a)..............................................................................................

            O presidente da Comissão Processante, instaurada para apurar a responsabilidade sobre os fatos irregulares, ocorridos em......./, no qual figura V. Sª, como (Denunciante), notifica-o comparecer, às ....., do dia.........do corrente mês e ano, na Rua......., n.........., Paço Municipal, na Secretaria......., onde encontra-se instalada a referida Comissão, afim de prestar esclarecimentos.

Criciúma SC, ........   de ................de.............
Presidente da Comissão
Recebi a 1ª via
Em___/___/____
___________________________
........................................................................................................................................
Pag.05
MANDADO DE INTIMAÇÃO
Prezado Senhor(a)...............................................................................................
            O presidente da Comissão Processante Disciplinar Permanente, designada pelo Decreto.......,  para apurar a responsabilidade de fatos tidos como irregulares mencionados na Portaria n....., intimo-vos a comparecer às..........do dia.........de...............de 2013, a Rua..........................................., onde encontra-se a referida Comissão Processante, a fim de V. Sª, na qualidade de TESTEMUNHA, preste seu depoimento.
Criciuma SC,  ..........  de....................        de 2013
Presidente da Comissão
Recebi a 1ª via
Em ___/___/____ ..............................................
Art. 171.As testemunhas serão intimadas a depor mediante mandado expedido pelo presidente da comissão, devendo a 2ª (segunda) via , com o ciente do interessado, ser anexado aos autos.Parágrafo Único. Se a testemunha for servidor público, a expedição do mandado será imediatamente comunicada ao chefe da repartição onde serve, com a indicação do dia e hora marcados para inquirição.
Art. 172. O depoimento será prestado oralmente e reduzido a termo, não sendo lícito à testemunha trazê-lo por escrito.§ 1º As testemunhas serão inquiridas separadamente. § 2º Na hipótese de depoimentos contraditórios ou que se infirmem, proceder-se-á acareação entre os depoentes.

.........................................................................................................................
  pag.06
Processo Adm Disciplinar n..................
Denunciando:

MANDADO DE CITAÇÃO
Prezado Senhor(a).............................................................................................................
            A COMISSÃO PROCESSANTE DISCIPLINAR OU COMISSÃO PROCESSANTE (PERMANENTE) da Prefeitura......., designada para apurar a responsabilidade de fatos tidos como irregulares no serviço público, vem à presença de Vossa Senhoria CITÁ-Lo(A) a comparecer às..........do dia.........de...............de 2013, , na ASTC sito a Rua................., Criciúma (SC), onde encontra-se a referida Comissão, a fim de V. Sª, na qualidade indiciado, venha prestar esclarecimentos dos fatos que deram origem ao presente PAD, conforme Decreto (Portaria)...............(cópia em anexo).
Outrossim, notifico-a ainda, V.Sª:
- a ter vista nos autos,  providenciar defesa por escrito no prazo máximo de 10 (dez) dias, a contar da presente citação, a indicação de testemunhas de defesa em número máximo de três, e ainda indicar outras provas de seu interesse;
-  Que as serão ouvidas no dia ___/___/___
a) Às....... HH:MM o denunciante;
b) Às........HH:MM as testemunhas.
LOCA E DATA
Presidente da Comissão
Recebi a 1ª via
Art. 170. É assegurado ao servidor o direito de acompanhar o processo pessoalmente ou por intermédio de procurador, arrolar e reinquirir testemunhas, produzir provas e contraprovas e formular quesitos, quando se tratar de prova pericial.
§ 1º O presidente da comissão poderá denegar pedidos considerados impertinentes, meramente protelatórios, ou de nenhum interesse para o esclarecimento dos fatos. § 2º. Será indeferido a pedido de prova pericial, quando a comprovação do fato independer de conhecimento especial de perito.
Art. 174. Quando houver dúvida sobre a sanidade mental do acusado, a comissão proporá à autoridade competente que ele seja submetido a exame por Junta Médica Oficial, da qual participe pelo menos um médico psiquiatra.
Parágrafo Único. O incidente da sanidade mental será processado em auto apartado e apenso ao processo principal, após a expedição do laudo pericial.


........................................................................................................................
Ou Pag.06
EDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO


O Presidente da Comissão Processante Disciplinar Permanente (CPDP), no uso de suas atribuições legais e de acordo com o disposto no Decreto Municipal nº 582/09, e Portaria ...../2013, FAZ SABER a todos quantos este Edital virem ou dele conhecimento tiverem, que nesta Prefeitura está tramitando PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR Nº......................, onde figura como Servidor Denunciado por abandono de cargo, ..................................., e como nos autos não foi possível citá-lo(a), e para que no futuro não alegue ignorância, mandou o Sr. Presidente lavrar o presente Edital, nos termos do Art. 177, da Lei Complementar n. 12/99, para que a mesma possa responder ao presente Processo Administrativo Disciplinar, apresentando sua defesa escrita no prazo 15 (quinze) dias a partir da publicação deste, bem como fazer vistas ao referido processo que se encontra à sua disposição na sede da CPDP, sito à rua Domenico Sônego nº 542 – Departamento de Recuros Humanos – Parque Centenário – Bairro Santa Bárbara – Criciúma (SC), sob pena de se considerarem aceitos os fatos articulados na denúncia de fls.02, sendo-lhe designado defensor ad hoc , o Sr. ................................................................ ,  nos temos do § 2º do artigo 178, do Estatuto dos Servidores Publicos Municipal de Criciúma, para apresentação de defesa escrita. Eu, NNNNNNNNNNNNNN,  Secretária, nesta data , ...... de ...................... de 2013, o digitei e o subscrevo.
Publique-se
Intime-se
PRESIDENTE     SECRETARIO(A) 
...........................................................................................................................................
Pag. 07

TERMO DE INQUIRIÇÃO DO DENUNCIANTE

Aos.......................dias do mês de ...............de ......., na Secretaria de............sito na a Rua ................... , n....- Santa Barbara- CEP.................., Criciúma (SC),às....horas, na sede da Comissão Processante, presentes todos os membros, comigo, secretario abaixo assinado, compareceu o(a) Sr(a).................................................a ser interrogado pela autoridade, respondendo o seguinte:
.......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Nada mais disse nem lhe perguntado, deu-lhe o Sr. Presidente por findo o presente termo, que depois de lido e achado conforme, vai devidamente assinado pelo Interrogado e pelos seus membros da Comissão que a tudo assistiram, e comigo......................................................Secretario, que o digitei
  Presidente                     Declarante                    Membro         Secretario
............................................................................................................................
Pag.08
TERMO DE INQUIRIÇÃO DE TESTEMUNHAS

Aos.....dias do mês de .....de ......., na Secretaria de............sito a Rua ................, n........- Bairro...........- CEP.................., Criciuma (SC),às....horas, na sede da Comissão Processante, presentes todos os membros, comigo, secretario abaixo assinado, compareceu o(a) Sr(a).................................................,a ser interrogado pela autoridade, respondendo o seguinte:
.......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Nada mais disse nem lhe perguntado, deu-lhe o Sr. Presidente por findo o presente termo, que depois de lido e achado conforme, vai devidamente assinado pelo Interrogado e pelos seus membros da Comissão que a tudo assistiram, e comigo......................................................Secretario, que o digitei
  Presidente                     Declarante                    Membro         Secretario
Art. 172. O depoimento será prestado oralmente e reduzido a termo, não sendo lícito à testemunha trazê-lo por escrito.
..........................................................................................................................................
Pag.09
TERMO DE INQUIRIÇÃO DO DENUNCIADO

Aos.....dias do mês de .....de ......., na Secretaria de............sito Rua..............., n.........- Bairro.................- CEP.................., Criciúma (SC),às....horas, na sede da Comissão Processante, presentes todos os membros, comigo, secretario abaixo assinado, compareceu o(a) Sr(a)................................................., depois de cientificado das acusações que lhe são atribuídas, passou o indiciado a ser interrogado pela autoridade, respondendo o seguinte:
.......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Nada mais disse nem lhe perguntado, deu-lhe o Sr. Presidente por findo o presente termo, que depois de lido e achado conforme, vai devidamente assinado pelo Interrogado e pelos seus membros da Comissão que a tudo assistiram, e comigo......................................................Secretario, que o digitei
  Presidente                     Declarante                    Membro         Secretario
......................................................................................................................

Sugestões de perguntas:


- Diga o seu nome, idade,  função, local de trabalho
- (leitura da denúncia)
- Você é amigo ou inimigo íntimo ou é parente das pessoas envolvidas neste (PAD ou Sindicância);
- Perguntado  o que sabe a pessoa a respeito..... respondeu que:....;
- Perguntado o que estava fazendo nesta data ......respondeu que que:.....;
- Perguntado se percebeu algo fora da rotina que pudesse contribuir com o evento ilícito....respondeu que....;
- Perguntado se na repartição teria alguém que está perseguindo os envolvidos, e se tem alguma ligação com ilícito ocorrido.... respondeu que..... ;
- Perguntado se os envolvidos têm problemas com a hierarquia... respondeu que.....;
- Perguntado se tem conhecimento que o uso de arma é durante o trabalho.... respondeu que......;
- Perguntado se teve treinamento..... respondeu que...onde....como foi feito....
- Perguntado se a vítima contribuiu para que os denunciados agissem de tal maneira respondeu que.....a vítima estava armada....qual era a sua idade...porte físico.....
.....
- Perguntado se preenche documento x.... respondeu que.... em que situaçãoes....
- Perguntado se mais alguém preenche.... respondeu que...
- Perguntado se realizado alterações documento X...intempestivamente (fora do tempo devido) respondeu que....em que situações...sob ordens de alguém? Respondeu que....;
......
-Perguntado como é o seu relacionamento com....respondeu que...;
-Perguntado se alguém que queira lhe prejudicar e porque...respondeu que....;
....


......................................................................................................................................

CERTIDÃO (verso)

Certifico que o denunciado deu vistas de fls...a fls....

SECRETARIO
...............................................................................................................................
Pag. 10
(Defesa Técnica Administrativa)
EXMO SR. PRESIDENTE DA COMISSÃO PROCESSANTE DISCIPLINAR DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ........

Processo Administrativos Protocolado n°: xxxxxxxxxxxxxxxx
Noticiante/requerente: Nnnnnnnnnnnnnnnn
Noticiado/indiciado/requerido:Mmmmmmmmmmmm

Mmmmmmmmmmm,( por seu advogado infraassinado- não é obrigatório conforme súmula do STF) vem apresentar DEFESA ADMINISTRATIVA nos termos do artigo 5º, inciso LV da Constituição Federal e §1º, art. 175 da Lei Complementar 12/99, Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Criciúma pelos fatos e fundamentos que segue:
DOS FATOS EM RÁPIDA SÍNTESE
VVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVV
DO DIREITO
LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
Ante o exposto, requer o arquivamento dos autos pela perda do objeto, uma vez que os fatos apresentados não se tratam de ilícito administrativo.

Local e data
Assina advogado ou o indiciado
......................................................................................................................................
Pag.11
RELATORIO FINAL

Histórico: MMMMMMMM foi denunciado por ................ instaurada a PAD no dia............................................,  passou-se a instrução do feito:
No diaxxxxx, ouvida xxxxx  relatou quexxxxxx
LEGISLAÇÃO: pelos fatos apurados contatou-se que o fato atribuído ao Processante ocorreu bem como a sua autoria violando  o artigo 1º da LEI No 7.418, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1985, que institui o Vale-Transporte “...para utilização efetiva em despesas de deslocamento residência-trabalho e vice-versa....”, o § 3° do  artigo 7º do DECRETO Nº 95.247, DE 17 DE NOVEMBRO DE 1987 que Regulamenta a Lei n° 7.418, de 16 de dezembro de 1985, que institui o Vale-Transporte, com a alteração da Lei n° 7.619, de 30 de setembro de 1987, que diz “A declaração falsa ou o uso indevido do Vale-Transporte constituem falta grave”. (grife-se)
FATOS E PROVAS: foi realizada diligências a fim de tomar providencias....... (Opicional)
PARECER:
            Trata-se de uso indevido do vale transporte. Contraditório e ampla defesa preservados. A prova testemunhal e documentos juntados  corroboram com a denúncia e a noticiada por sua vez não produziu prova suficiente que esmorecesse as provas que reforçam a denúncia.
O servidor ou empregado não pode dar, emprestar, ceder ou vender os vales-transporte, caso o faça pratica falta grave, que em tese poderá ser demitido por justa causa que nos termos do o § 3° do  artigo 7º do decreto nº 95.247, de 17 de novembro de 1987. [...]
[...]A dignidade é um valor espiritual e moral inerente à pessoa, entretanto vender vale transporte é uma falta grave, mas há de se pesar nesta situação fática o princípio da dignidade da pessoa humana, valor mor de nossa Constituição Federal.[...]
Do exposto, sugestiona-se a suspensão de 01 (um) dia,  medida branda ante o fato ensejador da justa causa, devendo devolver os valores pagos dos vale transporte em parcelas suficientes que não lhe tirem o sustento, com fundamento do Princípio da Dignidade Pessoa Humana, da Razoabilidade e Proporcionalidade.
Por fim, aproveitamos o ensejo de apresentar a Vossa Excelência os protestos de nosso mais profundo respeito e consideração, na certeza de havermos feito todos os esforços para bem cumprir a tarefa  designada.
Criciúma SC,......de............de 2013

PRESIDENTE           SECRETARIO      MEMBRO
.........................................................................................................
Pag. 12
EXMO SR. PRESIDENTE DA ASTC

Processo Administrativos Protocolado  sob n°: xxxxxxxxxxxxxxxx
Noticiante/requerente: Nnnnnnnnnnnnnnnn
Noticiado/indiciado/requerido:Mmmmmmmmmmmm

Mmmmmmmmmmm,(por seu advogado infraassinado- não é obrigatório conforme súmula do STF) vem apresentar REVISÃO DO PROCESSO nos termos do nos termos do artigo 5º, inciso LV da Constituição Federal  e artigo 183 da Lei Complementar 12/999pelos fatos e fundamentos que segue:
DOS FATOS EM SÍNTESE
VVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVV
DO DIREITO
LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
Ante o exposto, requer o arquivamento dos autos pela perda do objeto, uma vez que os fatos apresentados não se tratam de ilícito administrativo.
Local e data
Assina advogado ou o indiciado

Art. 188. O processo disciplinar poderá ser revisto, a qualquer tempo, a pedido ou de ofício, quando se aduzirem fatos novos ou circunstâncias suscetíveis de justificar a inocência do punido ou a inadequação da penalidade aplicada.§ 1º Em caso de falecimento, ausência ou desaparecimento do servidor, qualquer pessoa da família poderá requerer a revisão do processo.§ 2º No caso de incapacidade mental do servidor, a revisão será requerida pelo respectivo curador .
Art. 189. No processo revisional, o ônus da prova cabe ao requente.
Art. 190. A simples alegação de injustiça da penalidade não constitui fundamento para a revisão, que requer elementos novos, ainda não apreciados no processo originário.
Será feito por uma  comissão revisora.

...............................................................................................................................
 VERSO ou Pagina Propria( pag.13)
TERMO DE ENCERRAMENTO

Aos ....dias do mês de .... na  Secretaria.......... sito a Rua.................., n......- Bairro ...............- CEP.................., Criciúma (SC), sede da Comissão............., Estado de Santa Catarina, por ordem do Sr. Presidente da Comissão................, encerram-se os trabalhos de apurações cumpridos por esta comissão, conforme designado pelo Portaria (ou decreto)......, fls...., dos presentes autos, do que para constar, lavrei o presente termo, quje depois de lido e achado conforme, vai por todos assinados, e comigo..............., Secretario, que o digitei,
Presidente      Membro     Secretario
.....................................................................................................................................
VERSO ou Pagina Propria( pag.13 ou 14)

TERMO DE REMESSA

Aos .....dias do mês de....., na Rua.....n., da sede da Comissão Processante, aí o Sr. Presidente, determinou que fosse feita a remessa dos presentes autos ao PRESIDENTE DA ASTC para fins de direito. Eu............., secretario(a) que o digitei.

SECRETARIO(A)
.........................................................................................................................................
Pag.15
Estatuto: Art. 181. No prazo de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, a autoridade julgadora proferirá a sua decisão.
JULGAMENTO

            Vistos e relatados os presentes autos de Processo Administrativo Disciplinar instaurado pela Portaria n........., para apurar irregularidades atribuídas à(ao)........................... e verifiquei que:
a)    O Processo Administrativo Disciplinar foi instaurado obedecendo a todos os requisitos legais, atendendo-se aos princípios da legalidade, publicidade, ampla defesa e contraditório;
b)    Que a comissão processante exerceu suas atividades com independência e imparcialidade, atuando diligentemente na descoberta da verdade material, objetivo primordial de todo e qualquer processo administrativo.
c)    Verifica-se, igualmente, que a comissão processante atendeu a todos os prazos processuais;
d)    Examinadas as declarações e demais provas constantes dos autos, vê-se que há suficientes provas nos autos que atestam ter o imputado(a) ...................................praticado a conduta descrita na portaria instauradora.
Isto posto, acato o relatório da comissão e julgo PROCEDENTE a acusação  imputada aos Servidore(s)..................., por  ter incorrido no inciso II, artigo 149, da LC 12/99, por abandono de cargo devendo ser imposta a DEMISSÃO. Intime-se.

Art. 182. O julgamento acatará o relatório da comissão, salvo quando contrário às provas dos autos.
Art. 183. Verificada a existência de vício insanável, a autoridade julgadora declarará a nulidade total ou parcial do processo e ordenará a constituição de outra comissão, para instauração de outro processo .


Criciúma SC, .....de...........de........



PREFEITO MUNICIPAL(demissão) /SECRETARIO(Suspensão/advertência)
.......................................................................................................................................
Pag. 16
Processo Adm Disciplinar n..................
Denunciando:
INTIMAÇÃO

            A PREFEITURA MUNICIPAL DE....( A SECRETARIA DO SISTEMA), vem à presença de Vossa Senhoria INTIMÁ-LO da decisão que acompanha a presente.

LOCA E DATA
Presidente da Comissão

Recebi a 1ª via
________________
....................................................................................................................................
Pag.17
(aplicação da punição)
DECRETO/PORTARIA N.º........, de ...... de ........................... de 2013

ASSUNTO:
Aplica penalidade de ............................
Aplica a demissão

O PREFEITO MUNICIPAL/SECRETARIO DO SISTEMA, no uso da competência prevista no........................, e tendo em vista o que consta do Processo n.º ................................................

RESOLVE

  1. Aplicar ao servidor(a) A.A.A (no âmbito interno o nome é completo só na publicação que é usado as iniciais) , matrícula n.º.............., TÉCNICO ADMINISTRATIVO, lotado na Secretaria, a pena de .............., prevista no art. ..........., por ...................., infringência ao artigo ...., inciso........ e Art......, inciso V, do Estatuto do Servidor Publico Municipal  e o art. ...., inciso ..., do Regimento Interno.2. Publique-se.Intime-se e arquive-se.

PREFEITO MUNICIPAL/SECRETARIO
.......................................................................................................................
Pag. 18 (ou verso)
CONCLUSÃO
FAÇO O AUTOS CONCLUSOS AO DEPARTAMENTO DE PESSOAL EM ....../...../......, PARA QUE ANOTE NOS ASSENTOS DO SERVIDOR O .........................................  APLICADA EM....../....../........., PORTARIA N..................... e TOME AS DEVIDAS PROVIDENCIAS

PREFEITURA MUNICIPAL/SECRETARIO
................................................................................................................................

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BANDEIRA DE MELLO, Celso Antônio. Curso de Direito Administrativo. 12 ed. São Paulo: 2008.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Organização do texto:Nelson Paim de Abreu Filho (Org.).Vade mecum. 7ª ed.Porto Alegre:Verbo Juridico, 2011, 1824 p.
CRICIUMA. Estatuto do Servidor Público Municipal de Criciúma: Lei Complementar 12/99.
CRETELA JR. J. Pratica do Processo Administrativo. 6 ed. São Paulo:RT: 2008.
CUNHA JUNIOR, Dirley da. Curso de Direito Administrativo. Salvador.10 ed. Podivm: 2011. p.44, 218 e 527.
MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 21 ed.São Paulo: Malheiros: 1996.
MAZZA, Alexandre. Manual de Direito Administrativo. 2 ed.São Paulo: Saraiva, 2012,  p. 104 e  p.601.
MORAIS, Alexandre. Direito Constitucional. 13 ed. São Paulo: Atlas p.314-323.
NADAL, Fábio;SANTOS, Vauledir Ribeiro. Como se preparar para o Exame de Ordem: Administrativo. 7 ed. São Paulo: Método, 2010. P.130
PESTANA, Marcio. Direito Administrativo Brasileiro. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier. 2010. p. 160-247 e p.424.
VIEIRA. Judivan J. Processo Administrativo Disciplinar. São Paulo: OOB Thomson, 2005. P.57-60.
VIEIRA, Vera.  Correição in AVRITZER, Leonardo (Org.). Corrupção: ensaios e críticas. Belo Horizonte: Editora UFMF, p.581-582



















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