domingo, 29 de abril de 2012

O NOVO CÓDIGO FLORESTAL E SEUS IMPACTOS


RURALISTAS X CIENTISTAS E AMBIENTALISTAS

E AGORA PRESIDENTA?

O novo Código Florestal
Áreas afetadas
Consequências
Reduz a extensão das matas marginais
MATA CILIAR, é a mata que fica ao redor de um rio, protegendo-o contra: erosões e inundações, além de não deixar que o rio sofra terraceamento.  Quanta mais mata ao redor do rio menor é o risco.

Após as enchentes de Itajai  em 1989 o Congresso Nacional aumentou o tamanho das APPs - lei 7803/89. Mesmo com o aumento da área, não impediu o avanço de crescimento de construções  ao longo dos rios. Agricultores também aos poucos foram ampliando a área de plantio e agora, requerem a regularização. As tragédias ainda podem acontecer.
Aumenta a possibilidade de ocupação de áreas de risco como topos de morro, várzeas de rios e encostas com mais de 45° de inclinaçăo.
Matas das Encostas e morros é mata que cobre a bases das encostas até o topo dos morros , impedindo que ocorra erosão e desmoronamentos. São locais considerados muito frágeis.
Hotéis de Luxo e  mansões são construídas nas encostas, aos olhos do poder público, recentemente no Rio de Janeiro ocorreu um desastre. Desmatamentos para área de plantio. Raízes de matas nativas são insubstituíveis para segurar o terreno. Mais vidas humanas poderão ser perdidas.
Redução da Reserva Legal
Reserva Legal é a área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, ressalvada a de preservação permanente (APP), representativa do ambiente natural da região e necessária ao uso sustentável dos recursos naturais, à conservação e reabilitação dos processos ecológicos, à conservação da biodiversidade e ao abrigo e proteção da fauna e flora nativas
Uma medida simplista, capaz de reduzir a proteção ao meio ambiente. A redução da área não garante que  o NOVO CÓDIGO VAI SER CUMPRIDO! Mas, se pode afirmar que haverá forte impacto ao meio ambiente, inclusive podendo haver mudanças na distribuição de chuvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário