terça-feira, 10 de julho de 2012

MOTIVAÇÃO


Como é importante trabalhar motivado, mas os que nos motiva? O que nos faz sair de manhã bem cedo para ir trabalhar? Quais os fatores motivacionais e sua influência no comportamento dos trabalhadores? Abraham Maslow em 1943,  desenvolveu uma teoria onde dividiu as necessidades do nível mais baixo ao nível mais alto, de acordo com a satisfação dos seres humanos.  O estímulo que leva o ser humano a desejar algo é interno, busca algo que lhe dá prazer , que recompensa, que agrada, que lhe dá reconhecimento, crescimento, progresso, elogios. Entretanto cada indivíduo reage diferente as estes fatores conforme a situação. Um fator  há ser observado e também importante é o fator cultural, porque países orientais, principalmente os islâmicos, tem valores diferenciados na pirâmide das necessidades de Maslow. Um trabalhador trabalha, porque sabe que vai ser recompensado com o pagamento de seus serviços, mas também pode ser sentir recompensado pelo plano de saúde, alimentação, transporte....A teoria de  Victor H. Vroom  “se restringe exclusivamente à motivação para produzir.” Ou seja,  se há recompensa eu trabalho, trata-se da  relação entre expectativa e recompensa. Cada  teórico encontra um algo que motiva o ser humano, para Lawler, o dinheiro pode motivar o desempenho, o companheirismo e a dedicação. Necessidades como as fisiológicas, de segurança,  as sociais,  as de estima e as de auto-realização são realizadas através do dinheiro que os trabalhadores ganham, e quanto mais ganham mais necessidades são satisfeitas, entretanto a premissa pode ser falsa , pois não há como afirmar se o dinheiro motiva ou não, já que a motivação é subjetiva. Um desafio surge para os Recursos Humanos, pois cada vez deverão adotar métodos e filosofias voltadas para seu principal colaborador,  o trabalhador, investindo no permanente estado de contentamento e num RH estratégico e não somente operacional.

Referências:

BOLDITCH, James L.ELEMENTOS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. São Paulo.  Thompson Pioneira, 2004.

HUNT,James G; OSBORN , Richard N. FUNDAMENTOS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL . Porto Alegre: 2 ed.  Artmed Editora, 1998

Nenhum comentário:

Postar um comentário